domingo, 22 de abril de 2007

UNESCO cria Rede Internacional de Mulheres Filósofas

-
Paris – O Setor de Ciências Sociais e Humanas da UNESCO lançou, no dia 09 de fevereiro, um apelo para a constituição da Rede Internacional da UNESCO de Mulheres Filósofas, e que foi anunciada no próximo dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. O objetivo é reunir o maior número possível de mulheres filósofas – artistas, escritoras, poetisas, etc. – provenientes de todos os países e correntes filosóficas com a finalidade de integrá-las, de maneira dinâmica e participativa, nos diferentes projetos e atividades da Organização na área. Com a criação da Rede, a UNESCO pretende ainda apoiar a criação de associações intelectuais duradouras e solidárias a favor da filosofia.

A chamada para a constituição da Rede foi feita pelo Diretor Geral Adjunto do Setor de Ciências Sociais e Humanas da UNESCO, Pierre Sané, em comunicado no qual ressalta o “papel crucial e indispensável das mulheres na reflexão filosófica e seu valiosíssimo aporte à compreensão cabal dos grandes desafios de nossa época”. Sané pede o apoio dos diferentes países para que a iniciativa tenha o peso necessário e para que a UNESCO receba uma lista com nomes de mulheres filósofas que trabalham atualmente no campo da pesquisa, do ensino e da abertura do debate filosófico ao público. Essas informações, juntamente com os dados pessoais e currículos delas, serão inseridas na base de dados da Rede Internacional de Mulheres Filósofas.

fonte:
em 13/02/2007

Ver matéria, com o lançamento, em inglês - Clique aqui.

Para mais informações e para informar nomes de filósofas, entre em contato pelo E-mail:

3 comentários:

carmen disse...

Sou paraibana, João Pessoa -PB, resido r trabalho em Natal - RN. Sou filósofa e leciono Filosofia na Universidade Potiguar desde 1996. Acho de extrema importância esta rede considerando o papel que a mulher a cada dia assume na construção societária contemporânea.
CARMEN SUELY CAVALCANTI DE MIRANDA
carmencavalcant@unp.br

carmen disse...

Como faço para me vincular a Rede Internacional de Mulheres Filósofas?

Anônimo disse...

Sou historiadora, pesquisadora de fatos de importancia politica no Brasil como a Monarquia. Faço palestras no tema. Também tenho pos graduação em Historia da Arte e Restauradora de Bens culturais e obras de arte. Tenho interesse em pertencer a este movimento. Sera que tenho perfil para isto. Obrigada pela atençao. Eneida Verri