quinta-feira, 25 de março de 2010

A música dos valores perdidos

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A música dos valores perdidos

Por José Teles*

“Tem rapariga aí? Se tem levante a mão!”. A maioria, as moças, levanta a mão.

Diante de uma platéia de milhares de pessoas, quase todas muito jovens, pelo menos um terço de adolescentes, o vocalista da banda que se diz de forró utiliza uma de suas palavras prediletas (dele só não, de todas bandas do gênero). As outras são “gaia”, “cabaré”, e bebida em geral, com ênfase na cachaça. Esta cena aconteceu no ano passado, numa das cidades de destaque do agreste (mas se repete em qualquer uma onde estas bandas se apresentam). Nos anos 70, e provavelmente ainda nos anos 80, o vocalista teria dificuldades em deixar a cidade.

O secretário de cultura Ariano Suassuna foi bastante criticado, numa aula-espetáculo, no ano passado, por ter malhando uma música da banda Calipso, que ele achava (deve continuar achando, claro) de mau gosto. Vai daí que mostraram a ele algumas letras das bandas de “forró”, e Ariano exclamou: “Eita que é pior do que eu pensava”. Do que ele, e muito mais gente jamais imaginou.

Pruma matéria que escrevi no São João passado baixei algumas músicas bem representativas destas bandas. Não vou nem citar letras, porque este jornal é visto por leitores virtuais de família. Mas me arrisco a dizer alguns títulos, vamos lá: Calcinha no chão (Caviar com Rapadura), Zé Priquito (Duquinha), Fiel à putaria (Felipão Forró Moral), Chefe do puteiro (Aviões do forró), Mulher roleira (Saia Rodada), Mulher roleira a resposta (Forró Real), Chico Rola (Bonde do Forró), Banho de língua (Solteirões do Forró), Vou dá-lhe de cano de ferro (Forró Chacal), Dinheiro na mão, calcinha no chão (Saia Rodada), Sou viciado em putaria (Ferro na Boneca), Abre as pernas e dê uma sentadinha (Gaviões do forró), Tapa na cara, puxão no cabelo (Swing do forró). Esta é uma pequeníssima lista do repertório das bandas.

Porém o culpado desta “desculhambação” não é culpa exatamente das bandas, ou dos empresários que as financiam, já que na grande parte delas, cantores, músicos e bailarinos são meros empregados do cara que investe no grupo. O buraco é mais embaixo. E aí faço um paralelo com o turbo folk, um subgênero musical que surgiu na antiga Iugoslávia, quando o país estava esfacelando-se. Dilacerado por guerras étnicas, em pleno governo do tresloucado Slobodan Milosevic surgiu o turbo folk, mistura de pop, com música regional sérvia e oriental. As estrelas da turbo folk vestiam-se como se vestem as vocalistas das bandas de “forró”, parafraseando Luiz Gonzaga, as blusas terminavam muito cedo, as saias e shortes começavam muito tarde. Numa entrevista ao jornal inglês The Guardian, o diretor do Centro de Estudos alternativos de Belgrado. Milan Nikolic, afirmou, em 2003, que o regime Milosevic incentivou uma música que destruiu o bom-gosto e relevou o primitivismo estético,. Pior, o glamur, a facilidade estética, pegou em cheio uma juventude que perdeu a crença nos políticos, nos valores morais de uma sociedade dominada pela máfia, que, por sua vez, dominava o governo.

A cantora Ceca foi uma espécie de Ivete Sangalo do turbo folk (ainda está na estrada, porém com menor sucesso). Foram comprados 100 mil vídeos do seu casamento com Arkan, mafioso e líder de grupo para-militares na Croácia e Bósnia. Arkan foi assassinado em 2000. Ceca presa em 2003. Ela não foi a única envolvida com a polícia, depois da queda de Milosevic, muitos dos ídolos do turbo folk envolveram-se com a justa pelo envolvimento com a poderosa máfia de Belgrado.

A temática da turbo folk era sexo, nacionalismo e drogas. Lukas, o maior ídolo masculino do turbo folk pregava em sua música o uso da cocaína. Um dos seus maiores hits chama-se White (a cor do pó, se é que alguém ignora), e ele, segundo o Guardian, costumava afirmar: “Se cocaína é uma droga, pode me chamar de viciado”. Esteticamente, além da pouca roupa, a sanfona é o instrumento que se destaca tanto no turbo folk quanto no chamado forró eletrônico, instrumento decorativo, ali muito mais para lembrar das raízes da música tradicional. Ressaltando-se que não se tem notícia de ligação entre bandas de “forró” e crime organizado. No que elas são iguaizinhas é que proliferaram em meio a débâcle de valores estéticos, morais, e éticos, e despolitização da juventude. Com a volta da governabilidade nas repúblicas da antiga Iugoslávia, o turbo folk perdeu a força, vende ainda porém muito menos do que no passado, hoje é apenas uma música popular para se dançar, e não a trilha sonora de um regime condenado por, entre outras lástimas, genocídio.

Aqui o que se autodenomina “forró estilizado” continua de vento em popa. Tomou o lugar do forró autêntico nos principais arraiais juninos do Nordeste. Sem falso moralismo, nem elitismo, um fenômeno lamentável, e merecedor de maior atenção. Quando um vocalista de uma banda de música popular, em plena praça pública, de uma grande cidade, com presença de autoridades competentes (e suas respectivas patroas) pergunta se tem “rapariga na platéia”, alguma coisa está fora de ordem. Quando canta uma canção (canção ?!!!) que tem como tema uma transa de uma moça com dois rapazes (ao mesmo tempo), e o refrão é “É vou dá-lhe de cano de ferro/e toma cano de ferro!”, alguma coisa está muito doente. Sem esquecer que uma juventude cuja cabeça é feita por tal tipo de música é a que vai tomar as rédeas do poder daqui a alguns poucos anos.


* JOSÉ TELES é escritor e crítico musical do Jornal do Commercio, do Recife, Pernambuco.
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“Tem rapariga aí? Se tem levante a mão!”

Durante esta semana recebi de várias pessoas PARTE de um texto atribuido a Ariano Suassuna.Obrigada, mas como sei que a informação não procede, é meu dever fazer a correção da autoria, não só por justiça ao autor mas, por entender que o tema é interessante e oportuno.Partilho o texto também porque sei que como eu, muitos comungam da opinião do Teles sobre a praga que é o "forró estilizado", difundido à larga nas pseudo festas populares de muitos municípios alagoanos e de outros estados.Contratados pelas prefeituras, esses ditos "artistas" promovem espetáculos de extremo mau gosto com dinheiro público (nosso dinheiro, portanto). Mas se a regra é pão e circo...

Enquanto se discute/aprova a obrigatoriedade do ensino da música nas escolas, tremo só em pensar na mão (e na cabeça) de quem estará o projeto de musicalização de cada escola.Jamais esquecerei o desconforto de presenciar, numa apresentação escolar, meninos e meninas de 07 a 12 anos cantando "Tô fazendo amor / Com outra pessoa / Mas meu coração / Vai ser prá sempre teu..."

O ato educativo deve ser responsável...que tipo de valores perpassam as ações realizadas no espaço escolar?E quem me garante que já não há "coreografias" de NORMINHAS por aí, protagonizadas por meninas impúberes?

E, creiam-me, sem falso moralismo, porque cada um e cada uma é responsável por suas performances na alcova, reflito se na discussão e ação pública não é a hora oportuna para cada um e cada uma rever seus conceitos, suas posições diante de situações de tamanha inversão de valores, de tamanha deseducação para a vida.Lembro de "velho" slogan que bem se aplicaria aqui:"Quem promove a Baixaria é Contra a Cidadania".

Ps:
Nos falares do povo o que significa o adjetivo RAPARIGA*:


No norte e nordeste do Brasil, significa cocumbina, mulher sustentada por homem geralmente casado. É a tal teúda e manteúda.Note que ela é de um só...A prostituta de zona é chamada simplesmente de PUTA. No sudeste e centro-oeste o termo tem o significado de prostituta, mas rarissimamente é utilizado.No sul significa moça jovem e de boa família, tanto faz ser do campo ou da cidade.

Em Portugal é uma menina ainda não "casadoira", ou seja, jovem demais para casar.Em Cabo Verde é uma moça bonita na idade de casar.No Timor e em Goa também significa prostituta de zona.

* adaptado do "Yahoorespostas"
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EDNA LOPES
Publicado no Recanto das Letras em 29/09/2009
Código do texto: T1839223

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