domingo, 13 de junho de 2010

Paraná tem Antologia de Textos para o Ensino Médio

-
Antologia de Textos Filosóficos

A razão de ser dessa Antologia de Textos Filosóficos é proporcionar aos estudantes do ensino médio o contato com os textos dos filósofos, precisamente porque é esse o lugar onde se encontra a Filosofia.

Conteúdo

A Antologia é composta de vinte e dois textos ou excertos de textos de filósofos clássicos e um texto de filósofo brasileiro, escolhidos por sua relevância para os estudantes do nível médio.

Apresentação dos textos

Os textos selecionados são precedidos por introduções redigidas por professores universitários especialistas nos filósofos escolhidos. Essas introduções apresentam três componentes.

1 - O primeiro componente traz conteúdos de cunho biográfico, histórico e bibliográfico dos filósofos.

2 - O segundo trata das possibilidades de interpretação e problematização dos textos, em função das exigências e expectativas do ensino de Filosofia no nível médio.

3 - O terceiro apresenta indicações de leituras das principais obras dos filósofos, traduzidas para a língua portuguesa, bem como os principais comentadores e eventuais sites qualificados.

  • A Antologia também disponibiliza aos leitores um índice remissivo com os principais conceitos, filósofos, termos e correntes filosóficas.
Essa Antologia de Textos Filosóficos integra um conjunto de ações do Departamento de Educação Básica (DEB) da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR), planejadas e desenvolvidas para o retorno da disciplina de Filosofia.

Dentre as diversas políticas desenvolvidas e executadas destacam-se os concursos públicos para contratação de professores de Filosofia, a Diretriz Curricular para o Ensino de Filosofia, a aquisição da Biblioteca do Professor com títulos específicos e atualizados de Filosofia, o Programa de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, do qual faz parte o Projeto Folhas, o Livro Didático Público de Filosofia e a Antologia de Textos Filosóficos, que além dos objetivos preconizados no projeto, concretizou uma articulação promissora entre o ensino médio e o ensino superior.

O desejo é que esse livro desafie professores e estudantes ao filosofar, às leituras e releituras, ao saudável confronto das posições e ideias, aos debates racionais e bem fundamentados, afinal, um texto é clássico somente enquanto permanece vivo e instigante, enquanto nos convida à interlocução e pode ser reinterpretado.

Jairo Marçal (organizador)
Bernardo Kestring
Eloi Corrêa dos Santos
Juliano Orlandi
Wilson José Vieira

Equipe de Filosofia do Departamento de Educação Básica

Para baixar o arquivo da Antologia na íntegra, clique sobre o título:
CAPA / ANTOLOGIA NA ÍNTEGRA


Extraído de Portal Educacional do Estado do Paraná Dia-a-dia Educação

Recebido de Vanderlei Carbonara - Coordenador do Colegiado do Curso de Filosofia - Centro de Filosofia e Educação - Universidade de Caxias do Sul, através de Filipe Ceppas e e de Dalton José Alves, na lista Filosofiasudeste-l
-

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezados, o "link" do "post" está com defeito. A Antologia pode ser baixado através deste: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/cadernos_pedagogicos/caderno_filo.pdf