A Filosofia no Ensino Médio: ambigüidades e contradições na LDB
autor: Dalton José Alves - daltonalves@yahoo.com.br
editora: Campinas, SP: Autores Associados; FAPESP, 2002.
170p. - ISBN: 85-7496-043-8
http://www.autoresassociados.com.br/
O presente livro trata do espaço da filosofia no currículo do ensino médio a partir da LDB/96. Nele discute-se, com base na história da filosofia na educação escolar brasileira, desde o período colonial até os dias atuais, se a nova LDB realmente torna obrigatória a disciplina de filosofia e em que sentido ela garante (ou não) a inclusão da filosofia nos currículos escolares. Essa discussão faz deste texto referência e leitura indispensável aos professores, alunos e pesquisadores da área da filosofia, das ciências humanas em geral e da pedagogia comprometidos com a qualidade do ensino e da aprendizagem na educação básica. Apoio: FAPESP.
Sumário
Agradecimentos / Prefácio - Sílvio Gallo / Introdução
Capítulo 1:
Breve Histórico da Presença/Ausência da Filosofia na Educação Escolar Brasileira
1. Do período Colonial até a República: presença garantida
2. Da Primeira República ao Golpe Civil-Militar de 1964: presença indefinida
3. Período Ditatorial, pós-1964: ausência definida
4. Período da "Redemocratização" Política pós-1980: presença controlada
Capítulo 2:
A Filosofia no Currículo da Educação Básica a Partir da Promulgação da Lei n. 9.394/96 (LDB): presença inócua
1. Trajetória da Construção & Desconstrução de um Projeto de LDB em Defesa da Escola Pública 2. A Filosofia na Educação Básica
Capítulo 3:
Por Que Filosofia no Currículo do Novo Ensino Médio?
1. Por uma Concepção de Educação
2. A Filosofia no Ensino Médio: Disciplina Necessária
Conclusão / Bibliografia
Sumário
Agradecimentos / Prefácio - Sílvio Gallo / Introdução
Capítulo 1:
Breve Histórico da Presença/Ausência da Filosofia na Educação Escolar Brasileira
1. Do período Colonial até a República: presença garantida
2. Da Primeira República ao Golpe Civil-Militar de 1964: presença indefinida
3. Período Ditatorial, pós-1964: ausência definida
4. Período da "Redemocratização" Política pós-1980: presença controlada
Capítulo 2:
A Filosofia no Currículo da Educação Básica a Partir da Promulgação da Lei n. 9.394/96 (LDB): presença inócua
1. Trajetória da Construção & Desconstrução de um Projeto de LDB em Defesa da Escola Pública 2. A Filosofia na Educação Básica
Capítulo 3:
Por Que Filosofia no Currículo do Novo Ensino Médio?
1. Por uma Concepção de Educação
2. A Filosofia no Ensino Médio: Disciplina Necessária
Conclusão / Bibliografia
Um comentário:
Excelente livro! principalmente no capítulo sobre a Ditadura Militar, ainda que, para mim que estou fazendo um TCC baseado no ensino da filosofia durante a ditadura militar, tem me auxilado muito. Parabéns ao autor pelo livro!
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