segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Educação RJ & SEAF no XIII Encontro Estadual de Professores de Filosofia






Encontro de Professores de Filosofia debaterá a Comunicação e a Cultura

Por Adriana Baffa

A Sociedade de Estudos e Atividades Filosóficos (SEAF), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, realizará o XIII Encontro Estadual de Professores de Filosofia nos próximos dias 25 e 26 de setembro, na UERJ. O encontro é realizado de dois em dois anos e o tema deste ano é “Filosofia, Comunicação e Cultura – contradições e alternativas”. A intenção é debater, além dos temas, a obrigatoriedade do ensino de Filosofia em todas as séries do Ensino Médio.

– Lutamos muito para o retorno desta cadeira às matrizes curriculares e por isso, agora que será obrigatório, queremos antenar os professores e graduandos para que eles estejam sempre se aprimorando – disse Ana Maria Felippe, presidente da SEAF.

Ana Felippe se refere à Lei 11684/08 que altera a Lei de Diretrizes Básicas para incluir Filosofia e Sociologia como disciplinas obrigatórias no currículo do Ensino Médio de todo o Brasil. A partir do ano que vem todas as escolas deverão ter estas aulas em suas matrizes curriculares.

Além do encontro, o SEAF irá realizar oficinas paralelas, ministradas por professores e doutores, dirigidas para graduandos e outros professores que estejam interessados. As oficinas tratarão de temas como Filosofia na Educação Básica, Filosofia na Universidade, O Perfil do Professor de Filosofia, e as intercessões de Filosofia e Cinema, Filosofia e Literatura, Filosofia e Teatro, etc.

– Nossa intenção é fazer com que os professores de Filosofia realizem aprimoramentos tanto do ponto de vista teórico, como do prático. Não que não tenham aprendido na faculdade, mas acreditamos que é preciso conhecer além da teoria da Filosofia para que o conhecimento seja revertido para a vida prática do aluno – explica Ana Maria Felippe, presidente da SEAF.

Segundo ela, as inscrições devem ser feitas até o dia 5 de setembro através do email seaf_filosofia@yahoo.com.br. Para maiores informações basta entrar no site http://br.geocities.com/seaf­­_filosofia/SEAF. As inscrições são limitadas em até 20 alunos por oficina, no entanto, de acordo com Ana Felippe, as vagas podem aumentar caso haja procura.

– A SEAF foi criada em 1976, em pleno período de repressão política, com o objetivo de resgatar uma Filosofia crítica sobre os problemas sociais daquele período e lutar pela volta dessa disciplina ao Ensino Médio. Naquele momento e no momento posterior, a Sociedade se constituiu como entidade de nível nacional, com regionais em vários estados do País – conta Ana Felippe.

Segundo ela, o desafio da SEAF, hoje, consiste em produzir filosofia pertinente com a realidade atual, atuando nas transformações das estruturas sócio-culturais e fomentar as atividades de seus membros tornando-os participantes desses processos.

Além disso, entre os objetivos da Sociedade estão a retomada da iniciativa cultural e filosófica junto aos professores de Ensino Médio, através de simpósios, cursos de especialização em Filosofia e em novos modelos.

fonte:
http://www.educacao.rj.gov.br/index5.aspx?tipo=categ&idcategoria=448&idItem=2931&idsecao=13

O XIII Encontro Estadual de Professores de Filosofia conta com

Nenhum comentário: