sábado, 28 de fevereiro de 2009

Sarcófagos de 3,3 mil anos no Egito

-

Japoneses descobrem sarcófagos de 3,3 mil anos no Egito

26 de fevereiro de 2009 • 12h43 • atualizado às 13h05

Arqueólogos japoneses descobriram quatro sarcófagos antropomórficos de madeira - com cerca de 3,3 mil anos - dentro de uma tumba na necrópole de Saqqara, a 25 km do Cairo, divulgou o Conselho Supremo de Antiguidades em comunicado nesta quinta-feira. A equipe de pesquisadores da Universidade de Waseda, em Tóquio, também encontrou no local outras peças de madeira que marcavam o processo de passagem do morto para a outra vida. As informações são da Reuters.

O túmulo abrigava três jarros de madeira, utilizados pelos egípcios para tentar preservar os órgãos internos do morto, e quatro caixas com figuras ushabti - estátuas em miniatura de criados para servir a pessoa na vida pós-morte. Já os sarcófagos não continham múmias porque o túmulo foi assaltado em tempos antigos, mas ainda possuia a pintura original em preto e amarelo com as figuras de deuses egípcios, explicou o comunicado.

Uma das caixas ushabti está em excelente estado, mas a maioria das 38 figuras de madeira em seu interior estão quebradas. Segundo o Conselho Supremo de Antiguidades, pertencia a um homem chamado Tut Bashu, que era proprietário original de um dos caixões. Outro dos sarcófagos pertencia a alguém com o nome de Ari Saraa.

O comunicado do órgão nacional não deu mais detalhes sobre os mortos, mas informou que os enterros datam da dinastia Ramesside, entre 1,3 mil e 330 d.C..

A necrópole de Saqqara - espécie de cemitério dos primeiros faraós egípcios construído para a antiga cidade de Memphis - continua sendo uma das fontes arqueológicas mais ricas do Egito e, segundo os arqueólogos, ainda esconde muitos mistérios debaixo da areia. A área arqueológica tem mais de 7 km².

Redação Terra

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3600723-EI238,00.html
-

Nenhum comentário: