quarta-feira, 19 de maio de 2010

SEAF responde: Filosofia a distância - Graduação e Pós

-
PERGUNTA:

Gostaria de uma orientação: Sou moradora em São Vicente-SP e estou interessada em cursar a faculdade de Filosofia. Aqui na região há 02 faculdades que ministram estes cursos: a Universidade Metodista de SP e a Universidade Metropolitana ( UNIMES). Vou fazer o curso a distância. O meu objetivo e dar aulas no ensino médio e posteriormente em faculdades.

1- como saber qual das 02 faculdades é melhor?
2- para dar aula em faculdade é melhor fazer mestrado ou pós? Pode me indicar, aqui na minha região, qual faculdade ministra estes cursos?
3- hoje tenho 41 anos. Como posso reverter a idade a meu favor nesta nova profissão? Yannes M. Ferreira

RESPOSTA:

  • Sobre como conhecer os cursos

O IGC - Índice Geral de Cursos da Instituição - é um indicador de qualidade de instituições de educação superior (IES) que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). No que se refere à graduação, é utilizado o CPC (conceito preliminar de curso) e, no que se refere à pós-graduação, é utilizada a Nota Capes. O resultado final está em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5).
O IGC é apurado pelo INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e será divulgado anualmente pelo Inep/MEC.

O indicador mais atualizado, é o de 26/01/2011 e se refere ao IGC 2009. Clicando sobre a referência no menu à direita NESTE LINK, ou diretamente no arquivo EXCEL AQUI, você poderá analisar as 3 universidades que têm administrações privadas em sua região (considerando as referências de sua pergunta), e/o fazer outras consultas.

Para mais análises, você pode entrar no portal das Universidades e, no caso de seu interesse – Cursos a Distância – você deverá entrar diretamente nos links que tratam dessa modalidade, na Metodista e na UNIMES.

Se puder saber o nome dos/as docentes, você poderá consultar, também, o currículo de cada um /a na Plataforma Lattes e constatar sua proficiência, inclusive na modalidade EAD. Você também pode fazer consulta direta AQUI.


  • Você se refere ao Ensino Médio e logo depois diz de sua intenção em dar aula em faculdade.

Com a obrigatoriedade do ensino de Filosofia e Sociologia (Lei 11.683/2008), o campo para a docência em Filosofia ficou bem mais aberto, apesar de algumas dificuldades na aplicação da Lei, conforme você poderá constatar aqui, no Blog da SEAF, especialmente nas postagens “Legislação” em “Marcadores”, no menu à esquerda.

Sobre aulas em faculdades, de acordo com as exigências do MEC, inclusive para que as faculdades alcancem bons índices (como os constantes da avaliação do IGC), professores/as devem ter cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado (cabendo cotas para cada titulação) para atuarem no ensino superior. Para cursos de mestrado e doutorado, inclusive na modalidade a distância, você pode consultar, também neste Blog, no menu à esquerda “EAD”, em “Marcadores”.

Você pode consultar diretamente o Catálogo de Cursos da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância ou pode perguntar ao Blog da Educação a Distância.

Não deixe de ler: "Padrões Mínimos – Qualidade na EAD", também no Blog de EAD.

  • Sobre "reverter a idade a seu favor", pensamos que "idade" é conceito cultural que, sim, diz respeito à cultura ocidental. Mas mesmo no Ocidente, onde parâmetros de consumismo (inclusive do corpo e da mente) tentam determinar tempos para a vida humana, a vida de seres humanos sempre será útil, especialmente se trabalhamos nosso lado humano, mais humano, que é o do Conhecimento e da Criação. Não se intimide com sua cronologia. Verifique em nosso relógio neste Blog "tempo é diferente de cronos". E a Filosofia estuda o Tempo, a temporalidade, apesar de fazer isso em tempos históricos determinados - o cronos de duração dos/as filósofos/as.
Colocamos adiante o quadro da pesquisa que fizemos (índice IGC), com as instituições referidas em sua pergunta. Clique sobre para ver em tamanho maior.

-

Nenhum comentário: