terça-feira, 30 de agosto de 2011

Doodle do Google para Jorge Luis Borges



Google celebra o 112º aniversário de Jorge Luis Borges
24/08/2011


O Google homenageia nesta quarta-feira (24 de agosto de 2011) o poeta e escritor argentino Jorge Luis Borges em sua página inicial do Google. O ícone da literatura latino-americana completaria 112 anos.

No doodle (logo), o Google aposta em uma imagem com toques de surrealismo - também presentes na literatura de Borges.

Jorge Luis Borges morreu no dia 24 de agosto de 1986, aos 86 anos, em Genebra, de câncer no fígado. Sua obra ganhou popularidade na Europa e nos Estados Unidos, onde foi muito traduzida, a partir da década de 1960, com a ajuda do livro Cem Anos de Solidão, de Gabriel Gracía Márquez, que atraiu a atenção do mundo para a literatura na América Latina.

Extraído de Universia

Jorge Francisco Isidoro Luis Borges Acevedo (Buenos Aires, 24 de agosto de 1899 — Genebra, 14 de junho de 1986) foi um escritor, poeta, tradutor, crítico literário e ensaísta argentino.

Em 1914 sua família se mudou para Suíça, onde ele estudou e viajou para a Espanha. Em seu retorno à Argentina em 1921, Borges começou a publicar seus poemas e ensaios em revistas literárias surrealistas. Também trabalhou como bibliotecário e professor universitário público. Em 1955 foi nomeado diretor da Biblioteca Nacional da República Argentina e professor de literatura na Universidade de Buenos Aires. Em 1961, destacou-se no cenário internacional quando recebeu o primeiro prêmio internacional de editores, o Prêmio Formentor.

Seu trabalho foi traduzido e publicado extensamente no Estados Unidos e Europa. Borges era fluente em várias línguas. Morreu em Genebra, na Suíça, em 1986. Wikipédia

Extraído de Googlediscovery

Nenhum comentário: