sábado, 7 de agosto de 2010

A parceria SEAF - METTLER TOLEDO

-
A parceria SEAF - METTLER TOLEDO


Relações institucionais e multidisciplinares, muito além do que podemos ver



Nos dias atuais, quando vamos deixando aos computadores de mão (Palm top; lap top); aos smartphones; até mesmo aos simples celulares e aos programas de contatos vCard, em nossos computadores de mesa, os dados que até bem pouco tempo sabíamos de cor e sem pestanejar, constatamos que alguma coisa está realmente mudando à nossa volta e em nossas vidas.

Não precisamos deixar passar a história para constatar, pelo distanciamento! Estamos, como o telescópio Hubble correndo em direção ao infinito, desde agora (digo, desde 1990), de volta ao início para encontrar, no fundo, a nós mesmos/as.

E tudo acontece num mundo nanotécnico onde megabyte já é medida antiga e ultrapassada. Megabyte já é um “infinitamente pequeno”, como descobriu Leibniz, o alemão de Leipzig, do século XVII (Gottfried Wilhelm Leibniz - 1646-1716). Bem, Leibniz não descobriu que o megabyte é infinitamente pequeno; ele concebeu a idéia do infinitamente pequeno, o que levou ao cálculo infinitesimal, apesar de Newton ter, igualmente concebido um novo método de cálculos nessa mesma direção.

O gigabyte já está perdendo força em nossos computadores, pois os “gigas” estão deixando lentos nossos desktops, depois da instalação de tanto flash; ActiveX; add-in; extensões dll e Java, sem falar de anti-vírus, anti-spyware e muito mais. E se não instalamos o “muito mais”, o programa não roda. E se não roda fico fora do tempo, da agilidade e da modernidade (ou seria pós-modernidade? Acho que é nano-modernidade. Será?)

Bem esta não é a bem a lógica de nosso mestre Hilton Japiassu. Ele faz questão de dizer: saí de uma máquina de escrever portátil para “este” laptop. E mostra com orgulho o laptop onde continua com sagacidade e rara finura teórica a escrever e escrever inovações de compreensão e interpretação dos tempos atuais que nos fazem cada vez mais críticos/as e, junto com ele, inteligentes. E o nosso professor não entende nada de mega, giga ou terabyte. Ele quer escrever os textos e falar com as pessoas por e-mail, quando estritamente necessário; porque ele gosta mesmo é de encontrar as pessoas e quando isso não é possível, gosta de ouvir a voz do outro lado da linha telefônica.

Há algumas noções que alcancei, por força da necessidade, que meu professor dispensa por absoluta superação de limites.

De minha parte, eu e a grande maioria de nós, mesmo estando na área das “humanas e sociais”, temos dispensado atenção a alguns “conhecimentos” tecnológicos porque, apesar de nossa capacidade reflexiva, aprendemos o uso e as facilidades que certos instrumentos oferecem e o quanto facilitam (alguns) aspectos de nossas vidas. Ao menos essa vida que nos foi colocada para viver, apesar de todas as éticas!

Assim, é preciso confiar numa tecnologia que se apresenta como necessidade nos tempos que se estabeleceram. Neste Blog há pensadores/as importantes que refletem sobre as necessidades e a realidade dos tempos atuais: Chomsky, Galiano, Marilena Chaui, o próprio Japiassu, já citado acima, dentre outros/as com quem temos aguçado mais ainda nossa reflexão.

Como filósofos/as e pensadores/as que refletem e discutem a respeito da multidisciplinaridade, sabemos que “multi” não nos leva a uma fórmula aritmética, mas a um cálculo geométrico onde cada um pensa o seu pedaço não na perspectiva de dividir (para reinar), mas na perspectiva de compreender (mais e sempre melhor) para agregar.

E é assim que estamos nos dias que correm. Quando eu era menina se dizia “corre como avião a jato”. Mas essa tecnologia também já se tornou superada. E de superação em superação, vamos vivendo com instrumentos cujo fundamento não fazemos a menor idéia. E é assim que, pensadores/as filósofos/as, acabamos retornando a um período quase medieval onde a tecnologia faz com que acontecimentos pareçam fenômenos de magia! Depois de tudo o que fizemos para este planeta chegar aonde chegou, nas condições que estão oferecidas à natureza e à humanidade (também como natureza, sim...), precisamos de muita mágica: a degradação do planeta, das águas, dos ares, das relações humanas e dos interesses políticos que fazem com que o noticiário diga a cada momento sobre o vazamento de óleo no golfo do México, mas que durante 50 anos de vazamento no Delta do Níger (Nigéria) não tem falado absolutamente nada!

O conhecimento hoje não tem mais fronteiras, nem limite. Na verdade, nunca teve! Assim também as relações humanas e as relações institucionais. É interessante que ao se aproximar o XIV Encontro Estadual de Professores de Filosofia, promovido pela SEAF e que acontecerá na UERJ, nos dias 23 e 24 de setembro, tenhamos despertado a atenção de uma empresa de instrumentos de precisão. A atenção que METTLER TOLEDO - Divisão Laboratório deu a nosso evento, envolvendo professores do Ensino Médio e do nível Superior, identifica que o tema “Filosofia e Meio Ambiente”, abrangendo as reflexões sobre “Natureza, Tecnologia e Filosofia”, além de ser tema do conhecimento mais antigo do planeta (a Filosofia) também é um tema refinado que está nos laboratórios de pesquisas, científicos e de controle de qualidade. E o tema não é novo! Ao menos desde 1972, a partir da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (na Suécia), foi firmada a Declaração de Estocolmo que institucionalizou o tema “meio ambiente” e introduziu na agenda política internacional a dimensão ambiental como condicionadora e limitadora do modelo tradicional de crescimento econômico e do uso dos recursos naturais. É guiada por esse fundamento inicial que METTLER TOLEDO pode dar atenção à nossa proposta e trabalho, fazendo com que nossa relação tenha a perspectiva da “política” no sentido de “ação que acontece na polis”, na cidade.

De nossa parte, a SEAF persevera desde 1976. Como humanidade, perseveramos desde que ficamos “de pé” para nos tornarmos “sapiens”. As degradações por lapso de valores, por não compreensão de que os espaços do - e no - planeta são espaços limitados, fez com que degradássemos e perdêssemos. E isso, ainda, provoca em nós uma ausência da possibilidade de transformação. Já não é o que nos ensinam os ambientalistas. Na matéria citada sobre o Níger, os ambientalistas dizem que ainda podemos fazer algo: “com um intenso esforço de restauração, o Delta do Níger poderia voltar a ser o que era”.

É essa atitude de atenção que percebemos nas propostas de “inovação” e “sustentabilidade”, presentes no modo de ser e nos valores da empresa que apoia nosso movimento filosófico, nesse XIV Encontro.


METTLER TOLEDO no Laboratório

Os instrumentos da METTLER TOLEDO são utilizados em laboratórios de pesquisas, científicos e de controle de qualidade, entre muitos outros, na indústria farmacêutica, química, de alimentos e cosméticos. São líderes de mercado global com os três grupos de instrumentos utilizados com mais frequência no laboratório, como balanças, pipetas, e pHmetros, além de serem pioneiros no campo da Química Automatizada. (in "Descrição da Empresa - Divisões de Negócios")

A USP como cliente

É devido à conformidade com normas globais que a USP é cliente, pois as balanças oferecem impressões configuráveis e proteção por senha para garantir a rastreabilidade e a confiabilidade dos resultados de pesagem. Por exemplo, o MinWeigh, um aplicativo de peso mínimo especial, oferece suporte ao trabalho no cumprimento das exigências rigorosas da USP. O software LabX ajuda a alcançar um elevado nível de qualidade e conformidade normativa através da manutenção, aquisição de dados seguros e gerenciamento de aplicação. (in "Qualidade")


Os Produtos e Soluções para laboratório são:
  1. Microbalanças & Ultramicrobalanças
  2. Balanças analíticas
  3. Balanças de precisão
  4. One Click™ Weighing Solutions
  5. Balanças para fins especiais
  6. Comparadores de massa
  7. Módulos de pesagem: soluções OEM
  8. Analisador de umidade de halogênio
  9. Estação de trabalho para calibração de pipeta
  10. Soluções de Pesagem de Filtros
  11. Quantos Dosing Systems
  12. Software
  13. Weights
  14. Acessórios

Além desses produtos e Soluções que têm a USP como cliente, em função, dentre outros aspectos, de conformidade com normas globais, vale saber que METTLER TOLEDO participa de nosso dia-a-dia muito mais do que podemos imaginar: pesando, contando, embalando, etiquetando, para que nosso discernimento se faça, apesar da inflexão da falta de tempo que faz com que estejamos muito distraídos/as diante das Frutas e Vegetais, das Carnes; dos Peixes e Mariscos; dos Doces, Queijos, Café e Chá, além da Padaria, dos Restaurantes e das Caixas registradora nas Delicatéssen, diante das quais, muitas vezes, estamos ao celular ou consultando um Palm top.

E os produtos estão grafados com maiúsculas no parágrafo anterior para indicar que, para cada um, METTLER TOLEDO tem uma solução.


Ana Maria Felippe
Presidente da SEAF
Gestão atual
-

Nenhum comentário: