domingo, 27 de dezembro de 2009

Castoriadis e as "Reflexões sobre o Racismo"

-
Reflexões sobre o Racismo – Racismo e Mestiçagem



Por: Cornelius Castoriadis



“Encontramos-nos aqui(*), é evidente, porque queremos combater o racismo, a xenofobia, o chauvinismo e tudo o que se relacione a eles. E fazemos isso em nome de uma posição primordial: reconhecemos todos os seres humanos como tendo valor igual como seres humanos, e afirmamos o dever da coletividade de conceder as mesmas possibilidades efetivas, no que se refere ao desenvolvimento de suas faculdades. Longe de poder estar comodamente fundada em uma suposta evidência ou necessidade transcendental dos “direitos humanos”, essa afirmação engendra paradoxos de primeira magnitude e, em particular, uma antinomia que muitas vezes já sublinhei, e que pode ser definida em abstrato como a antinomia entre o universalismo que concerne aos seres humanos e o universalismo que concerne às “culturas” (as instituições imaginárias da sociedade) dos seres humanos”. Acesso ao artigo AQUI


(*) No Colóquio “Inconsciente e mudança social” da Association pour La Recherche ET l´Intervention Psichosociologiques, em março de 1985.

Texto original em www.debatefeminista.com

__________

Cornelius Castoriadis


(1922-1997). Crítico social y editor de la revista Socialismo o barbarie (1949-1967), que se publicaba en Francia. Economista de la OCRE hasta 1970, Castoriadis se convirtió en psicoanalista practicante en 1974 y es director de estudios en la Escuela de Altos Estudios en Ciencias Sociales (1979). Escribió, entre otros, Los dominios del hombre: las encrucijadas del laberinto (1978), La institución imaginaria de la sociedad (1975) y Filosofía, política, autonomía (1991) .


Textos sobre
Cornelius Castoriadis

Cornelius Castoriadis Agora International Website

Escritos de Cornelius Castoriadis en Español
Spanish-Language Writings by Cornelius Castoriadis
Écrits de Cornelius Castoriadis en espagnol

Textos sobre Castoriadis o el imaginário


The Problem of Democracy Today

-----

A referência do texto desta postagem foi recebido de
http://www.unifem.org.br
-

Nenhum comentário: